Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas

O que é o sangue?

O sangue é um tecido líquido que circula pelo corpo com a função levar oxigênio e nutrientes a todos os órgãos e defender o organismo contra infecções. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. Um adulto pode ter de 4 a 6 litros de sangue no organismo.

Qual a quantidade de sangue que possuímos em nosso organismo?

O adulto possui aproximadamente 5 litros de sangue.

De que é formado o sangue?

O sangue é formado por: 55% de plasma, 40% de célukar vermelhas, 1,5% de células brancas, 3,5% de plaquetas.

Quais são os tipos sanguíneos?

O sangue é classificado em grupos com a presença ou não de um antígeno na superfície da hemácia. Os grupos mais importantes são ABO e Rh (positivo e negativo). É um fator hereditário e sua ocorrência na população é de aproximadamente:

O = 45% ( O+ = 36% e O - = 9%)
A = 42% ( A+ = 34% e A - = 8%)
B = 10% ( B + = 8% e B - = 2%)
AB = 3% ( AB+ = 2,5% e AB - = 0,5%)

O que é anemia falciforme?

Anemia Falciforme é uma doença hereditária (isto é a pessoa já nasce com ela, como por ex: a cor dos olhos e dos cabelos) em que a forma do glóbulo vermelho pode estar alterada.

Os componentes

Plasma

É a parte líquida do sangue, de cor amarelada, formada por 90% de água, além de proteínas e sais minerais. Leva por todo o organismo proteínas, enzimas, hormônios, fatores de coagulação, imunoglobulina e albumina, nutrientes necessários à vida de todas as células. Também fornece anticorpos para a defesa do organismo. O plasma representa cerca de 55% do volume de sangue circulante.

Hemácias

Por conter alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro, as hemácias são também conhecidas como glóbulos vermelhos. A hemoglobina ajuda as hemácias a transportar oxigênio a todas as células do organismo. Também carregam o dióxido de carbono produzido pelo organismo até os pulmões, a fim de eliminá-lo. As hemácias são responsáveis por corrigir anemia aguda ou crônica. Cada milímetro cúbico de sangue apresenta de 4,5 milhões a 5 milhões de hemácias. As hemácias representam cerca de 40% do volume de sangue circulante.

Leucócitos

São os glóbulos brancos que fazem parte da linha de defesa do organismo. Em casos de infecções, os leucócitos são direcionados aos tecidos na tentativa de destruir agressores como vírus e bactérias. Cada milímetro cúbico de sangue apresenta de 5 mil a 10 mil leucócitos. Os leucócitos representam cerca de 1,5% do volume de sangue circulante.

Plaquetas

São pequenas células que agem nos sangramentos, tomando parte no processo de coagulação sanguínea. Cada milímetro cúbico de sangue apresenta de 200 mil a 400 mil plaquetas. As plaquetas representam cerca de 3,5% do volume de sangue circulante.

Copyrights © CHCM - Todos os direitos reservados | Criado e desenvolvido por Kentech