Informações

Doe Sangue, salve vidas

As pessoas que necessitam de transfusão de sangue contam com a sua solidariedade: a doação é a única forma de obter hemocomponentes para o tratamento desses pacientes. Doar sangue é rápido e não causa dor. É um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas. O CHCM obedece a normas nacionais e internacionais, como as do Ministério da Saúde, Associação Americana e Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador. Além disso, o CHCM é o único banco de sangue da região que possui acreditação Nível 2 ONA (Organização Nacional de Acreditação) em excelência na prestação de serviços.



Não tenha medo

Algumas pessoas deixam de doar sangue por causa de algumas inverdades. Saiba o mais importante sobre doação de sangue e decida hoje mesmo ser um doador.



  • A quantidade de sangue retirada em uma doação, 500ml pelos padrões internacionais, representa menos de 10% do total do sangue do corpo de um adulto, e é recuperada rapidamente.
  • Todo o material utilizado na coleta do sangue é descartável, garantindo a segurança do doador.
  • Pelo mesmo motivo, todas as etapas do processo são informatizadas, com utilização do código de barras.
  • Doar sangue não altera a pressão arterial, nem engrossa ou modifica o sangue.
  • O doador não tem nenhuma obrigação de doar sangue novamente, só faz isso se quiser, respeitando os intervalos de doação.
    Homens - 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
    Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
2015© CHCM - Todos os direitos reservados | Criado e desenvolvido por Kentech