Informações

Conheça todos os serviços que o CHCM está apto a prestar


Doação de Sangue

Pessoas que necessitam de transfusão de sangue contam com a sua solidariedade: a doação é a única forma de obter hemocomponentes para o tratamento desses pacientes. o CHCM é referência em banco de sangue na região de campinas e está apto a captar a doação de qualquer doador com total segurança.

Doação de Hemocomponentes por aférese

A aférese é um tipo de doação onde se coleta apenas um componente específico do sangue.

A doação por aférese é feita por meio de um equipamento de alta tecnologia que faz a coleta seletiva de hemocomponentes (plaquetas, plasma, eritrócitos, leucócitos e outros). Este tipo de doação é indicado principalmente quando se quer coletar de um único doador hemocomponentes que serão utilizados em grandes quantidades por um único paciente. A aférese também é indicada para retirar componentes sanguíneos alterados em casos de algumas doenças, especialmente as hematológicas e neurológicas..

Sangria Terapêutica

A sangria terapêutica é um procedimento similar à doação de sangue, com a diferença de que o sangue é desprezado após a coleta. Esta terapia é indicada mais frequentemente a pacientes portadores de hemocromatose, policitemia vera e poliglobulia (excesso de glóbulos vermelhos - ou hemácias).

Transplante Autólogo de Medula Óssea

TMO é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas, principalmente as que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

Transfusão de Hemocomponentes (Ambulatorial e intra-hospitalar)

Os componentes sangüíneos ou hemocomponentes são obtidos pela centrifugação do sangue total. São vários, mas a hemoterapia utiliza basicamente quatro: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. Cada hemocomponente deve ser armazenado em equipamentos com temperaturas específicas.

Laboratório de Imunohematologia

Classificação sanguínea , pesquisa de anticorpos irregulares e prova cruzada (prova de compatibilidade): Após a coleta de uma amostra de sangue do paciente, essa é submetida à centrifugação e separada em hemácias (glóbulos vermelhos) e soro. As hemácias são utilizadas para a realização da classificação sanguínea. O soro é utilizado para a pesquisa de anticorpos irregulares (anticorpos que podem causar reação grave durante a transfusão) e para a prova de compatibilidade com o sangue a ser usado na transfusão. Uma aliquota de soro é congelada para que no futuro, caso necessário, sejam realizados estudos dessa amostra.

Ambulatório de Hematologia

O CHCM conta com serviço de Ambulatório Médico de Hematologia, com médicos especialistas em Hematologia e Hemoterapia que dispõem de conhecimento e ferramentas para o cuidado integral de pacientes com doenças hematológicas

2015© CHCM - Todos os direitos reservados | Criado e desenvolvido por Kentech